Câmara dos Deputados aprova criação do Dia Nacional da Luta contra a Endometriose
17 mar. de 2020
Com o intuito de incentivar ações preventivas, educacionais e orientar as mulheres, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou a criação do Dia Nacional da Luta contra a Endometriose. A data escolhida para lembrar a iniciativa é o dia 13 de março. O texto instituiu também a Semana Nacional de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose.
Segundo a relatora do projeto, a proposta pode contribuir para um diagnóstico precoce da doença. O texto segue agora para aprovação no Senado Federal.
A endometriose é uma doença que atinge principalmente mulheres em idade fértil. No Brasil, estima-se que o número de casos seja cerca de seis milhões.
Veja mais conteúdos
Pré-eclâmpsia: condição exige atenção e acompanhamento pré-natal rigoroso para proteger mãe e bebê
21 maio. de 2026
Teste genético que identifica mutações hereditárias para câncer de mama fará parte do SUS
20 maio. de 2026
Leite materno: verdadeira vacina natural contra infecções, alergias e diversas doenças
19 maio. de 2026
FEBRASGO alerta: implantes hormonais manipulados não têm comprovação de segurança e eficácia
18 maio. de 2026
Comissão aprova audiência pública sobre má prática obstétrica com participação da FEBRASGO
15 maio. de 2026
LGBTQIA+: Fertilidade ainda é discutida tarde demais e pode ser comprometida por hormônios e cirurgias
15 maio. de 2026
Violência sexual: avanço em medicação profilática esbarra no acesso e na adesão, alerta ginecologista da FEBRASGO
15 maio. de 2026
Dia das Mães: FEBRASGO destaca a importância do cuidado obstétrico seguro e contínuo
08 maio. de 2026