Dia Nacional da Mamografia

Compartilhe a publicação
Dia Nacional da Mamografia

03 fev. de 2023

Autoexame e mamografia são determinantes para identificação precoce do câncer de mama, alerta FEBRASGO

 

Ginecologistas e clínicos gerais são grandes aliados dos mastologistas em casos de câncer de mama

 

O dia 5 de fevereiro é marcado por uma data importante relacionada à saúde da mulher, o Dia da Mamografia. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama atingiu 73 mil mulheres no Brasil em 2022. Segundo o Instituto, em 2021, o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou 3,4 milhões de mamografias em mulheres.

 

O presidente da Comissão Nacional Especializada em Imaginologia Mamária da FEBRASGO, Dr. Eduardo Carvalho Pessoa, lembra que a mamografia é o principal exame do rastreamento do câncer de mama, “Através da mamografia é possível fazer a detecção precoce da doença e, quando o câncer é detectado ainda no começo, aumentam-se significativamente as chances de cura”, pontua o médico.

 

O ginecologista cita que diversos estudos apontam que, em regiões onde o exame de mamografia, é feito com mais frequência ocorre uma diminuição de até 30% na mortalidade do câncer de mama. Quanto à idade mais indicada para se fazer o exame, o Dr. Eduardo diz que divide-se em dois grupos:

 

  • Mulheres de risco usual e mulheres de alto risco para desenvolver o câncer de mama. “A maioria das mulheres têm um risco usual de ter câncer de mama, ou seja, esse risco gira em torno de 10% a 12%, é aquele número que diz que 1 em cada 8 ou 1 em cada 10 mulheres vão desenvolver o câncer de mama durante seu período de vida”, diz. Para essas mulheres, a FEBRASGO, a Sociedade Brasileira de Mastologia e o Colégio Brasileiro de Radiologia, indicam que a mamografia deve ser feita a partir dos 40 anos de idade, uma vez ao ano.
  • Já no grupo de alto risco, 40 anos não é a idade mais recomendada. “Em mulheres de alto risco, principalmente mulheres com mutações nos genes BRCA1 e BRCA2, indica-se fazer a mamografia a partir dos 30 anos de idade”, explica o doutor.

 

O médico reforça ainda quanto à importância de conscientizar mulheres de que o câncer de mama é curável, principalmente aquele que é descoberto em estágio inicial. “Uma mulher que não sente na palpação, que não tem queixa nenhuma e que já tem seus 40 anos deve fazer o rastreamento do câncer de mama através do exame mamográfico uma vez por ano para que ela aumente suas chances de diagnóstico precoce. Caso ela venha a apresentar a doença – e uma vez que é feito o diagnóstico precoce, o tratamento é simples. Ela não perde a mama e, muitas vezes, ela não precisa fazer quimioterapia e as suas chances de cura são enormes”, diz o médico da FEBRASGO.

 

Importantes nesse processo de diagnóstico e tratamento do câncer de mama, e também lembrados no Dia do Mastologista, esses profissionais são responsáveis pela saúde mamária. Dentre suas funções estão a prevenção, diagnóstico e tratamento de qualquer doença das mamas, incluindo o câncer de mama. Segundo o Dr. Felipe Pereira Zerwes, presidente da Comissão Nacional Especializada em Mastologia da FEBRASGO, mulheres devem procurar um mastologista quando tiverem dúvidas sobre sua saúde mamária ou quando indicadas por um ginecologista ou clínico geral.

 

Veja mais conteúdos

Dor pélvica por mais de três meses? É crucial investigar

21 maio. de 2026

Pré-eclâmpsia: condição exige atenção e acompanhamento pré-natal rigoroso para proteger mãe e bebê

21 maio. de 2026

Teste genético que identifica mutações hereditárias para câncer de mama fará parte do SUS

20 maio. de 2026

Leite materno: verdadeira vacina natural contra infecções, alergias e diversas doenças

19 maio. de 2026

FEBRASGO alerta: implantes hormonais manipulados não têm comprovação de segurança e eficácia

18 maio. de 2026

Comissão aprova audiência pública sobre má prática obstétrica com participação da FEBRASGO

15 maio. de 2026

LGBTQIA+: Fertilidade ainda é discutida tarde demais e pode ser comprometida por hormônios e cirurgias

15 maio. de 2026

Violência sexual: avanço em medicação profilática esbarra no acesso e na adesão, alerta ginecologista da FEBRASGO

15 maio. de 2026

Nota FEBRASGO – CADERNETA BRASILEIRA DA GESTANTE

14 maio. de 2026

Dia das Mães: FEBRASGO destaca a importância do cuidado obstétrico seguro e contínuo

08 maio. de 2026

Endometriose exige atenção e acompanhamento para evitar impactos na saúde feminina

07 maio. de 2026

Audiência pública no Senado debate avanços no enfrentamento aos cânceres de ovário e do colo do útero

06 maio. de 2026