Gratuita, vacina contra HPV evita lesões extremamente infecciosas, mas adesão ainda é baixa, alerta FEBRASGO

Compartilhe a publicação
Gratuita, vacina contra HPV evita lesões extremamente infecciosas, mas adesão ainda é baixa, alerta FEBRASGO

17 out. de 2022

Dia Nacional da Imunização

 

Gratuita, vacina contra HPV evita lesões extremamente infecciosas, mas adesão ainda é baixa, alerta FEBRASGO

 

A vacina, que está disponível gratuitamente para adolescentes desde 2014, impede a infecção pelo vírus

 

Um estudo realizado pela empresa Famivita, divulgado este mês, mostrou que 43% das brasileiras ainda não se vacinaram contra o vírus e 17% não têm ideia de que o HPV pode ser sexualmente transmitido. No Dia Nacional da Imunização, a Febrasgo chama a atenção de mulheres que ainda não se vacinaram contra o HPV (Papilomavírus Humano) quanto a importância desta imunização.

 

É sabido que a infecção por HPV está associada com o câncer de colo de útero e com outras neoplasias genitais na mulher. Nos homens está associado a cânceres de penis e reto e também está associado a cânceres de outras localizações como de orofaringe em ambos sexos. “A vacinação evita lesões benignas como as verrugas genitais em homens e mulheres, que apesar de benignas, são extremamente infecciosas e desconfortáveis” explica a Dra. Cecília Maria Roteli Martins, presidente da Comissão Nacional Especializada em Vacinas da Febrasgo.

 

No Brasil o Programa Nacional de Imunização (PNI) disponibiliza gratuitamente a vacinação para adolescentes desde 2014. Atualmente estão incluídos meninas e meninos de 9 a 14 anos. “As mulheres maiores de 15 anos que ainda não se vacinaram, podem se beneficiar da vacinação disponível na rede privada, em esquema de três doses” complementa Dra. Cecília. O PNI também contempla homens e mulheres imunocomprometidos até 45 anos de idade.

 

Para a Organização Mundial da Saúde, a vacina contra o HPV é de extrema importância para a prevenção do vírus e de um futuro câncer de colo de útero.

 

Veja mais conteúdos

Dor pélvica por mais de três meses? É crucial investigar

21 maio. de 2026

Pré-eclâmpsia: condição exige atenção e acompanhamento pré-natal rigoroso para proteger mãe e bebê

21 maio. de 2026

Teste genético que identifica mutações hereditárias para câncer de mama fará parte do SUS

20 maio. de 2026

Leite materno: verdadeira vacina natural contra infecções, alergias e diversas doenças

19 maio. de 2026

FEBRASGO alerta: implantes hormonais manipulados não têm comprovação de segurança e eficácia

18 maio. de 2026

Comissão aprova audiência pública sobre má prática obstétrica com participação da FEBRASGO

15 maio. de 2026

LGBTQIA+: Fertilidade ainda é discutida tarde demais e pode ser comprometida por hormônios e cirurgias

15 maio. de 2026

Violência sexual: avanço em medicação profilática esbarra no acesso e na adesão, alerta ginecologista da FEBRASGO

15 maio. de 2026

Nota FEBRASGO – CADERNETA BRASILEIRA DA GESTANTE

14 maio. de 2026

Dia das Mães: FEBRASGO destaca a importância do cuidado obstétrico seguro e contínuo

08 maio. de 2026

Endometriose exige atenção e acompanhamento para evitar impactos na saúde feminina

07 maio. de 2026

Audiência pública no Senado debate avanços no enfrentamento aos cânceres de ovário e do colo do útero

06 maio. de 2026